As características do padrão Show vem de uma norma teórica das Associações de Gatofilia que ditam as características físicas (esteriótipo) constantes do link abaixo, mas não existe gato perfeito.
Portanto, nenhum gato possui 100% destas características, mas quanto mais características como as citadas nesta descrição o gato possui, mais próximo ele estará do padrão Show que significa gato com características para exposição.
https://gatilpetitgato.com.br/2013/06/caracteristicas-do-gato-persa-e-himalaia/
Os dois outros padrões Pet ou Breeder são para os gatos que podem ser lindíssimos, mas que não se enquadram na maioria das características citadas.
De uma maneira mais fácil para você entender a característica que mais define o padrão do gato para quem não está muito acostumado é o tamanho do nariz, ou seja, o gato de padrão Show possui o nariz achatado, o Breeder o nariz um pouco maior (não achatado) e o Pet o nariz mais comprido ainda.
Falamos anteriormente das características físicas do gato que compõem o fenótipo do gato. Vamos agora ao temperamento do gato.
O temperamento não depende em nada do fenótipo dele, ou seja, não depende das características físicas e, portanto, do padrão em que ele se encaixa. Depende sim de alguns fatores como: um pouco da genética do gato (genótipo), da socialização dele principalmente nos primeiros 6 meses de vida, do ambiente em que vive, de como são tratados e cuidados, se não são submetidos a uma vida estressante, etc. Isto sim, forma o temperamento e, consequentemente, o comportamento dele.
Por esta razão os cuidados e princípios pela maneira com a qual os criamos os nossos gatos são tranquilos e carinhosos. Ocorre que, apenas para a sua compreensão, se hipoteticamente depois que ele sair da nossa casa e for viver com uma outra família onde ele não encontrar boas condições de vida, certamente ele mudará sua maneira de ser, entende? Daí todo o nosso cuidado para realocar um dos nossos gatos.