WhatsApp PetitGatô

Gatos são seres solitários? Necessitam companhia?

Gatos são seres solitários? Necessitam companhia?

Gatos são seres solitários? Necessitam companhia?

Algumas pessoas optam por ter um gato, porque os gatos podem ficar em casa sozinhos mais facilmente do que os cães, e em geral isto é verdade.


Não é preciso levar o gato à rua, e é possível passar uma noite fora de casa sem que o gato sofra. No entanto, como os gatos são animais bastantes independentes, ganharam o rótulo dúbio de “solitários”, e infelizmente isto é levado à letra com demasiada frequência.

Muitos gatos passam os dias sozinhos e ficam gravemente afectados por isso, porque precisam verdadeiramente de contato social. A grande questão é que um gato Persa, que é especialmente amoroso, não deve viver sozinho! 

Cada vez mais casais optam por ter um filho único. Mas é um equívoco pensar que um filho único é a mesma coisa que um gato único. O filho único, mesmo sentido alguma falta de um irmão o que é bem comum, ainda tem a oportunidade de se relacionar com outras crianças nas escolas, nas áreas de lazer, etc. Já com o gatinho não é assim! Caso ele seja “filho” único, não terá chances de conviver com outros da sua espécie. Vale lembrar que na natureza os animais não vivem sozinhos, mas vivem em seus grupos. Até os Zoológicos procuram colocar pares de animais sempre que possível.

Por mais que amemos o nosso gato, por mais que lhe dispensemos cuidados, carinho e atenção, não nos é possível saciarmos a sua necessidade de companhia por outro bichano. Primeiro porque não somos um felino como ele, não brincamos com ele como outro felino brinca, não trocamos com ele lambidas e carinhos,  não ficamos juntos a maior parte do tempo, e assim por diante.

A maioria dos especialistas em comportamento felino concorda que gatos têm uma vida mais saudável e feliz se há outro felino na casa. Mesmo se eles não se tornarem amigos do peito, o simples fato de dividir a casa com outro ser da mesma espécie ajuda a quebrar a monotonia e solidão.

Claro que se eles se tornarem bons companheiros e brincarem bastante juntos, esse será um benefício adicional: terão exercício e entretenimento, que são necessários especialmente para os filhotes e jovens adultos. Muitos casos de brincadeiras agressivas contra o dono, assim como várias formas de destruição da casa, comportamentos indesejáveis como, por exemplo, marcação de território, podem ser evitadas se as energias do gato estiverem direcionadas para um companheiro.

Os jovens adultos (3-24 meses) têm uma forte necessidade de um “companheiro de farra”. Enquanto os donos de jovens machos hiperativos hesitam em adquirir um outro gato, aqueles que são tomados por um sobressalto de fé e adquirem outro jovem adulto geralmente encantam-se ao ver o quanto os meninos se divertem um com o outro.

Sempre que um gato, filhote ou adulto, muda de Lar,  ele passa por um duro processo de stress devido à viagem, à mudança de casa, à perda das pessoas que ama e confia, mas, especialmente pela perda dos amiguinhos que deixa no lar anterior. Caso ele não encontre no seu novo “Lar” um outro companheiro, um gato ou, pelo menos um cãozinho simpático, ele sofrerá muito!!! Ele precisa ter um companheiro, preferivelmente um felino, para poder brincar e ter companhia. Caso contrário ele sentirá solidão e a sua vida será um tédio pela falta de companhia de um companheiro. Ele se sentirá triste e depressivo, embora, talvez, não se manifeste e, por isso, não seja perceptível. Consequentemente, e, gradativamente, o sistema imunológico dele vai sendo abalado o que, com o tempo, abrirá portas a doenças oportunistas.

http://gatilpetitgato.com.br/2017/04/companhia-e-amizade-sao-essenciais-para-eles-tambem/

http://gatilpetitgato.com.br/2017/04/eles-nao-se-cansam-de-brincar/

https://www.facebook.com/MeowAum/videos/1049971858425552/

Outra possibilidade é o gatinho ficar exageradamente apegado aos donos o que lhe trará sofrimento em todas as ocasiões de separação. Não é incomum casos em que o gato passa a se mutilar, por exemplo, com lambeduras excessivas (dermatite psicogênica em gatos), devido ao stress da solidão e/ou na tentativa de chamar atenção daqueles que ama.

https://www.blupet.com.br/noticia/dermatites-psicogenicas-em-felinos/

Muitas pessoas procuram ter um “Pet” porque desejam escapar da própria solidão, mas não se sensibilizam pelo gato que sofrerá de solidão se não tiver um companheiro.  Puro egoísmo…

Outros sites internacionais que atestam ser melhor 2 gatos

http://www.catster.com/lifestyle/cat-behavior-care-adoption-tips-two-multiple-cats-better-than-one

https://www.petfinder.com/pet-adoption/cat-adoption/adopt-second-cat/

https://www.google.com.br/amp/www.momtastic.com/life/173475-one-cat-or-more-benefits-and-challenges-of-a-multi-cat-home/amp/

http://www.catvets.com/public/PDFs/PracticeGuidelines/FelineBehaviorGLS.pdf

Na Suiça, Lei determina que animais devem ser adotados em pares. Leia sobre isso acessando link abaixo.

http://www.hypeness.com.br/2016/04/na-suica-lei-determina-que-animais-devem-ser-adotados-em-pares/

Ronaldo & Fernanda